Boletim das RSCM na ONU | 139

on

Na edição 139 do Boletim das RSCM nas Nações Unidas encontramos referência à sessão de julho do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (FPAN) do ECOSOC 2023 que assinalou o meio caminho entre a adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em 2015 e o prazo final para 2030. O foco está na revisão dos progressos dos cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6, 7, 9, 11 e 17).

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, não poupou palavras quando lançou a edição especial do relatório do progresso dos ODS da ONU, que apresentou uma avaliação preocupante da situação atual no que respeita à Agenda 2030. Apenas 12% das metas dos ODS estão no bom caminho, quase 50% estão a meio ou gravemente fora do caminho e cerca de 30% estagnaram ou regrediram abaixo da linha de base de 2015. Trinta e oito países apresentaram os seus Relatórios Nacionais Voluntários (RNVs), aprofundados, destacando as áreas de progresso até à data, as iniciativas desenvolvidas e os desafios enfrentados na implementação dos ODS. Cinco dos 38 eram países onde as RSCM vivem e trabalham: França, Irlanda, Portugal, Timor-Leste e Zâmbia.

Hiroshima and Nagasaki – Comemorações da Paz

Este ano assinala-se o 78.º aniversário dos bombardeamentos atómicos de Hiroshima e Nagasaki, ocorridos a 6 e 9 de agosto, respetivamente. As comemorações na ONU e nos seus arredores incluíram o 30.º Encontro anual inter-religioso pela paz, organizado pela Fundação Heiwa para a Paz e a Reconciliação de Nova Iorque, que decorreu em três partes e terminou com uma cerimónia de encerramento de oração pela paz na capela inter-religiosa do Centro da Igreja para a ONU.

Prémio Direitos Humanos da ONU 2023

Há apenas um ano, a Assembleia Geral das Nações a Unidas adotou uma resolução que reconhece universalmente o direito a um ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano inalienável. Esta aprovação foi, em grande parte, fruto do incansável trabalho por parte de muitos grupos da sociedade civil e grupos religiosos de todo o mundo, incluindo as RSCM, que se juntaram a uma Coligação, assinando e apoiando o Apelo Global para o reconhecimento universal desse direito. Em reconhecimento do papel fundamental que os membros da Coligação Global da Sociedade Civil, dos Povos Indígenas, dos Movimentos Sociais e das Comunidades Locais desempenharam na defesa do reconhecimento desse direito, a ONU anunciou a 20 de julho de 2023 que a Coligação era um dos seis destinatários a receber o Prémio dos Direitos Humanos da ONU de 2023. O prémio será entregue a 10 de dezembro, durante a 75.ª comemoração da Declaração dos Direitos Humanos da ONU.

NOTÍCIAS DAS RSCM

* O JCoR-Zimbabwe organizou um workshop sobre a construção da paz e o ODS 16 (paz, justiça e instituições fortes) na preparação das eleições nacionais do Zimbabué, a 23 de agosto. As Irmãs Naomi Muulu e Joyce Rushinga participaram no workshop em Mutare, que incluiu uma discussão sobre o ODS 16 e a forma como analisar os dados disponíveis para avaliar o progresso do Zimbabué no sentido de o alcançar. Também partilharam ideias concretas sobre a maneira de promover uma cultura de paz.

* Marymount International School, Neuilly (França) organizou a campanha “Walk for Water”, abrangendo todas as turmas, durante o período de abril a junho. Foram realizadas aulas e atividades de sensibilização sobre o acesso à água, a escassez de água e o seu impacto na vida das pessoas. Um exercício revelou as escolhas difíceis que têm de ser feitas quando as pessoas estão limitadas a apenas 20 litros por dia.

* As Irmãs Jacquelyn Porter e Virginia Dorgan participaram em várias sessões do Fórum Político de Alto Nível na ONU, incluindo uma sessão organizada por Portugal sobre “Rumo a um Contrato Social Renovado. Lições aprendidas com o RNV português”. Co A Irmã Jacquelyn observou: “A apresentação de Portugal foi digna de nota na medida em que refletiu o quanto pode ser realizado a nível local. Não só os participantes reconheceram que poderia servir de modelo para outros países, mas os participantes das RSCM notaram que muitas das realizações de Portugal se alinhavam com os nossos próprios objetivos de justiça social e desenvolvimento sustentável”. No final do evento, cada participante recebeu um presente – um jogo de tabuleiro sobre os ODS, em inglês e português, como forma de incentivar a sensibilização para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.