ONG RSCM

RSCM na ONU

ONG das Religiosas do Sagrado Coração de Maria 

Compromisso com a Justiça 

O Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria constituiu-se como uma ONG (Organização não-governamental), junto das Nações Unidas, em 2006, no sentido de ampliar e concretizar a sua missão “Para que todos tenham vida.”  

Integra a rede JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) que faz parte das ONGs com assento no Conselho Económico e Social das Nações Unidas, na qualidade de consultores, desde 2013. 

Esse estatuto dá voz ativa às Religiosas do Sagrado Coração de Maria, permitindo a participação nas sessões da ONU, apresentando testemunhos orais e escritos e procurando influenciar o sistema, em favor dos valores da Justiça, da Igualdade e dos Direitos Humanos. 

Das grandes causas que estão presentes no trabalho desenvolvido a nível global e local pela rede JPIC podem destacar-se as questões relacionadas com o Direito à Educação, os Direitos das Mulheres, Crianças e Jovens e as questões gerais do Desenvolvimento Sustentável, alterações climáticas e ambiente.

Sandra Venâncio, Responsável pela comunicação com a ONG RSCM


Boletim das RSCM na ONU | 131

A Edição 131 do Boletim das RSCM nas Nações Unidas destaca o Fórum Político de Alto Nível na ONU, em julho. O Secretário-Geral António Guterres não poupou palavras ao dirigir-se aos Chefes de Estado e de Governo que participaram no Fórum. Num mundo que se revê nos efeitos da pandemia da COVID, assolado por conflitos,…

Boletim das RSCM na ONU | 130

A Edição 130 do Boletim das RSCM nas Nações Unidas destaca a 2.ª Conferência dos Oceanos, da ONU, que se realizou em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho. Após um adiamento de dois anos devido à COVID, cerca de 4.000 delegados, incluindo muitos Chefes de Estado e de Governo, participaram na segunda…

Estabelecimento de Ensino integrante da Rede Pública. Financiado pelo Ministério da Educação ao abrigo do Contrato de Associação. Autorização de funcionamento: Alvará n.º 1126

Livro de Reclamações eletrónico