
O Colégio do Sagrado Coração de Maria é uma Escola Católica, propriedade do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria.
É uma Instituição sem fins lucrativos, que ministra o ensino regular aos 2.º e 3.º Ciclos de acordo com a legislação geral do Ministério da Educação e Ciência para estes graus de ensino.

Departamentos Curriculares

Línguas
Coordenadora: Sandra Venâncio
- Joana Ferreira
- Sara Gaspar
- Sandra Pereira
- Sílvia Mendes
- Zulmira Braga

Ciências Sociais e Humanas
Coordenador: Vitalino Carreira
- Ana Silva
- Bruno Agostinho
- Eliana Oliveira
- Céu Mendes

Matemática e Ciências Experimentais
Coordenador: Carlos Pisa
- Aguinaldo Faria
- Ana Paulino
- Elsa Ascenso
- Helena Anacleto
- Helena Inês
- Iolanda Faria
- José Carlos Alves
- Serafim Costa
- Sónia Venâncio

Expressões
Coordenadora: Agostinha Primitivo
- Andreia Monteiro
- Carina Costa
- David Rosa
- Susana Antunes
Serviço de Psicologia e Orientação

Psicóloga: Ana Filipa Borralho
- Especialista em Psicologia da Educação
- Especialista em Necessidades Educativas Especiais
- Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, cédula profissional n.º 698
- Email: filipaborralho@cscm-fatima.pt
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma unidade especializada de apoio educativo, que visa contribuir para o desenvolvimento integral, sucesso escolar e bem-estar físico e emocional dos alunos. O SPO possui as seguintes atribuições:
- Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade;
- Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar;
- Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas;
- Colaborar na identificação e implementação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
- Promover atividades específicas de informação escolar e profissional, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mercado de trabalho;
- Desenvolver ações de aconselhamento psicossocial e de carreira dos alunos, apoiando o processo de escolha e o planeamento de carreiras;
- Colaborar em experiências pedagógicas e em ações de formação de professores, bem como realizar e promover a investigação nas áreas da sua especialidade.
Educação Inclusiva
“As palavras voam e os exemplos arrastam. Uma palavra que precede o exemplo vale mais que mil palavras sem exemplo.”
Venerável Pe. Jean Gailhac
Educação Especial
Professora: Joana Ferreira
A professora Joana Ferreira, docente de Educação Especial, no âmbito do domínio cognitivo e motor, apoia os docentes na definição de estratégias de diferenciação pedagógica, no reforço das aprendizagens e na identificação de meios de motivação, representação e expressão conducentes a uma educação inclusiva.


Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva constitui um recurso organizacional específico de apoio à aprendizagem, à qual cabe um conjunto de atribuições e competências de apoio à operacionalização da educação inclusiva.
Coordenadora: Joana Ferreira
- Agostinha Primitivo
- Ana Filipa Borralho
- Sandra Venâncio
- Vitalino Carreira
Centro de Apoio à Aprendizagem
O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) constitui uma estrutura de apoio da escola e reúne recursos humanos e materiais, valorizando os saberes e as experiências de todos. A ação do CAA organiza-se segundo dois eixos: suporte aos Diretores de Turma e complementaridade ao trabalho desenvolvido em sala de aula ou noutros contextos educativos.

Biblioteca Escolar
Coordenadora: Zulmira Braga
- Aguinaldo Faria
- Ana Paulino
- Céu Mendes
- Sandra Pereira
- Sara Gaspar
- Sílvia Mendes
- Susana Antunes
- Vitalino Carreira


Estabelecimento de Ensino integrante da Rede Pública. Financiado pelo Ministério da Educação ao abrigo do Contrato de Associação. Autorização de funcionamento: Alvará n.º 1126
