
A Edição 114 do Boletim das RSCM nas Nações Unidas faz referência à prioridade das RSCM – Rede JPIC e ONG, identificada na declaração do Capítulo Geral RSCM 2019, que inclui o compromisso de “intensificar o trabalho na transformação de estruturas injustas, envolvendo outros na defesa dos direitos humanos a todos os níveis, abordando questões de desigualdades globais, migração e cuidado da Terra“. Durante o mês de outubro foram redigidas (virtualmente) e assinadas declarações que propõem ações concretas para enfrentar as desigualdades estruturais exacerbadas pela pandemia de COVID-19.
Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) – Prémio Nobel da Paz de 2020
O PMA recebeu oPrémio Nobel da Paz em outubro pelo seu papel em salvar vidas e “pelos seus esforços para combater a fome, pela sua contribuição para melhorar as condições de paz nas áreas afetadas por conflitos e por atuar como força motriz nos esforços para evitar o uso da fome como arma de guerra e conflito“. Foi a 12.ª vez que uma agência, um programa ou algum membro do pessoal relacionado com a ONU foi agraciado com a distinção ao longo de 75 anos desde a sua fundação.
Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação – comemorado a 16 de outubro de 2020 – marcou o 75.º aniversário da fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. O tema da comemoração celebrou os heróis alimentares em todo o mundo – aquelas pessoas comuns que crescem, nutrem e sustentam o nosso abastecimento alimentar.
Sem-teto/Sem-abrigo e “Outubro Urbano” na ONU
Um mês antes do início da pandemia da COVID-19, a ONU abordou pela primeira vez na sua história a questão dos sem-abrigo globais. A seleção do tema para a Comissão de Desenvolvimento Social de 2020 seguiu os esforços bem-sucedidos da Sociedade Civil para chamar a atenção para o problema. Pela primeira vez, uma resolução da ONU sobre o tema foi aprovada.
Durante o mês de “Outubro Urbano“, o Grupo de Trabalho ONG para Acabar com o Problema dos Sem-teto/Sem-abrigo deu visibilidade ao problema e deu voz às pessoas atingidas, organizando vários painéis online e um simpósio.
Um passo em direção à proibição de armas nucleares
O objetivo de alcançar o desarmamento nuclear global foi o tema da primeira resolução aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 1946. Apesar de muitos esforços diplomáticos contínuos por parte da ONU, este continua a ser um objetivo-chave 74 anos depois, já que continuam a existir 13.400 armas nucleares. Intervindo na reunião de alto nível da Assembleia Geral em 2 de outubro, o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares, o Secretário Geral da ONU António Guterres observou que o mundo continua a viver à sombra da catástrofe nuclear e fez notar que “a eliminação das armas nucleares é vital para a sobrevivência da vida neste planeta”.
NOTÍCIAS DAS RSCM
. O Boletim destaca o dia 30 de setembro, data que marcou o início da comemoração do Ano Jubilar – 150 anos da chegada das RSCM a Portugal.
. O Colégio do Sagrado Coração de Maria, de Fátima, é também notícia pela colaboração no projeto “Earth Speakr” – uma “obra de arte” eletrónica criativa destinada a convidar as crianças a falarem e criarem mensagens, em nome do planeta, sobre os danos causados, dando assim voz ao “Grito da Terra”. 10 alunos do Colégio participaram na fase de pré-lançamento da “app”.
. Sete alunas da Escola Secundária St. Joseph – Chivuna, e uma menina do Hospice Alternative Care – Choma, Zâmbia, responderam ao convite para enviarem contribuições em vídeo para a “Girls Speak Out”, – uma comemoração do Dia Internacional da Menina, este ano realizada online. As RSCM na Zâmbia facilitaram o envolvimento das meninas nesta comemoração.