
A Edição 115 do Boletim das RSCM nas Nações Unidas faz referência ao 5.º aniversário do Acordo Climático de Paris (2015), comemorado no dia 12 de dezembro de 2020. Para destacar a importância do dia, a ONU fez uma parceria com a França e o Reino Unido (as Presidências COP 25 e COP 26) para acolher a Cimeira Virtual da Ambição Climática de 2020. Um total de 70 Chefes de Estado e de Governo, juntamente com representantes do governo local e os principais líderes empresariais, fizeram promessas e estabeleceram compromissos mais fortes, sob pelo menos um dos três pilares do Acordo de Paris: mitigação, adaptação e finanças.
Necessidades de saúde e mudança climática
Embora a urgência de responder à pandemia da COVID tenha sido o foco da atenção global em 2020, a Organização Mundial da Saúde deixou claro que tanto a saúde como a ação climática estão intimamente interligadas e que uma não pode deslocar a importância da outra. Num Manifesto publicado no início de 2020, a OMS estabeleceu 6 prescrições para uma recuperação saudável e verde da COVID, que vão desde o proteger e preservar a natureza como fonte fundamental da saúde humana, até investir em água, saneamento e serviços básicos de saúde, e parar de usar o dinheiro dos contribuintes para financiar a poluição.
Direitos Humanos e a Revisão Periódica Universal (RPU) – EUA
A RPU é um mecanismo único do Conselho de Direitos Humanos da ONU destinado a melhorar a implementação dos direitos humanos em cada um dos Estados membros das Nações Unidas. É uma revisão por pares que ocorre em Genebra a cada quatro anos. As ONGs são convidadas a dar contribuições por escrito. Pela primeira vez, em 2019, a nossa ONG RSCM colaborou com as nossas duas Animadoras JPIC nos EUA e com outras 9 ONGs religiosas na ONU na preparação de uma apresentação escrita conjunta, destacando questões de preocupação relacionadas com a imigração, enfraquecimento da proteção ambiental e igualdade de género.
Direitos Humanos, Justiça e Resíduos tóxicos
O dia 5 de novembro marcou o quinto aniversário do colapso da Barragem do Fundão em Mariana, Brasil, e a libertação de 60 milhões de metros cúbicos de resíduos de minério de ferro e lodo tóxico em cursos de água, percorrendo 663 km, descendo o Rio Doce até ao Oceano Atlântico.Foi rapidamente reconhecido como o maior desastre ambiental da história do Brasil, e visto por muitos grupos de direitos humanos e outros como um crime ambiental. Embora o número de vítimas humanas fosse de 19, teve impactos ambientais, sociais e económicos incontáveis. Como os desafios legais se arrastam, muitas famílias e comunidades ainda aguardam uma compensação.
NOTÍCIAS DAS RSCM
Fórum Social JPIC Jovem – Brasil
No dia 19 de novembro, 5 delegados estudantis representando as 5 escolas das Religiosas do Sagrado Coração de Maria no Brasil (Rede Escolas Sagrado) reuniram-se num painel virtual. O objetivo do Fórum Social JPIC Jovem anual é despertar nos estudantes a consciência das formas pelas quais podem abordar concretamente os problemas sociais, expressando os valores da dignidade humana, solidariedade e justiça na vida quotidiana.
As Irmãs Mary Jo McElroy (Coordenadora Internacional de JPIC das RSCM) e Veronica Brand (Representante da ONG RSCM) foram convidadas a participar no painel transmitido no Youtube para cerca de 500 alunos das 5 escolas.
Semana dos Direitos Humanos – Colégio de Nossa Senhora do Rosário (Porto)
No 10 de dezembro, comemorou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. O Colégio de Nossa Senhora do Rosário organizou a Semana dos Direitos Humanos, adotando o tema proposto pelas Nações Unidas – “Recuperar Melhor – Defender os Direitos Humanos”. Quatro temas foram propostos para reflexão: a luta contra as desigualdades, o fim da discriminação, a promoção do desenvolvimento sustentável e o estímulo à participação cívica e à solidariedade.
Com base no seu compromisso anterior com a Amnistia Internacional, toda a comunidade educativa foi encorajada a participar na campanha de redação da Carta Global “Maratona pelos Direitos Humanos – Assinaturas que mudam Vidas”!