Um Homem de Amor

Para refletir…
Padre Jean Gailhac é um homem de Amor porque nos inspira com as suas palavras e com o seu exemplo:
- “Com o amor vencem-se todas as dificuldades. O amor está pronto para tudo.” (GS/20/IX/72/A. Vol. I, p. 130.)
- “É preciso um amor forte, valente, que se apodere de todas as potências da alma, que fortaleça a vontade. A vontade fortalecida põe mãos à obra.” (GS/2/VII/77/A. Vol. I, p. 317.)
- “Que o sofrimento não nos seja inútil, que sirva para nos purificar, santificar e obter mérito.” (GS/17/X/71/A. Vol. I, p. 71.)
- “Sejamos corajosos e quaisquer que sejam as dificuldades conservemo-nos sempre confiantes e firmes, pois somos amparados por Jesus Cristo.” (GS/21/X/80/A. Vol. II, p. 207.)
- “Em todas as coisas e em todos os nossos exercícios de piedade, procuremos Deus com um coração reto, simples e cheio de amor por aquele que é o único digno de nós. Se Deus quer esconder-se, não nos perturbemos. Vejamo-lo na fé, pois Deus olha-nos sempre.” (GS/9/II/71/A. Vol. I, p. 45.)
- “Ouvem-se os avisos, os conselhos, mas eles não entram nem se gravam no coração senão pelo exemplo.” (GS/6/IV/74/A. Vol. I, p. 194.)
- “Trate-se, trate-se e cuide da sua saúde, peço-lhe, para que, quando eu aí for, a encontre de boa saúde, bem como a todas.” (GS/28/VI/72/A. Vol. I, p. 89.)
- “Nunca admitamos ideias preconcebidas. Em qualquer pessoa há defeitos e qualidades. É necessário agir com serenidade.” (GS/8/VI/80/A. Vol. II, p. 149.)
- “Que as crianças vejam na prática aquilo que lhes dizem em palavras, pois elas ouvem mais pelos olhos do que pelos ouvidos. Tudo estará perdido se elas as virem fazer o contrário do que lhes dizem e ensinam. Nesse caso, não darão mais atenção. O que lhes fica na memória é apenas aquilo que viram fazer e praticar.” (GS/3/IX/80/A. Vol. II, p. 180.)
Com todo o seu legado, o Padre Jean Gailhac continua presente nos nossos dias, porque:
- É exemplo de resiliência, fé e bondade.
“Posso falar por experiência: o pouco bem que fiz durante os meus sessenta anos de ministério, se é que consegui fazer algum bem, se conquistei corações para Deus, foi através da bondade, delicadeza, paciência e contínua perseverança…Não há nada tão poderoso como a bondade quando esta tem a sua fonte no amor de Deus”.
Uma caminhada na fé e no tempo, Vol. 3 – (GS/9/IX/86/A)
- Ensina a cuidar de todos em perfeita união.
“Porque é que Deus criou o nosso pequeno, mas muito querido Instituto, senão para levar a toda a parte o amor de Deus e a caridade que une os corações?”
P. Jean Gailhac
- É atento à formação integral do ser humano.
“A árvore será o que receber das suas raízes.”
P. Jean Gailhac
O Padre Jean Gailhac continua presente, aqui e agora,
através da missão de cada um de nós;
propomo-nos ser testemunhas, ao longo da nossa caminhada,
para que todos tenham mais e melhor Vida,
e uma Vida de Amor!
Proposta de Oração
Convidamos-vos a olhar a Faceta Humana do Venerável Jean Gailhac, como homem de Amor que é, através do legado que nos deixou, ensinando-nos a cuidar e a amar.
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos (Rom 12, 1-2.9-18)
“Peço-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, que vos ofereçais a vós mesmos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus, como culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, pela renovação espiritual da vossa mente, para saberdes discernir, segundo a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito. Seja a vossa caridade sem fingimento. Detestai o mal e aderi ao bem. Amai-vos uns aos outros com amor fraterno, e rivalizai uns com os outros na estima recíproca. Não sejais indolentes no zelo, mas fervorosos no espírito, dedicai-vos ao serviço do Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração. Acudi com a vossa parte às necessidades dos cristãos, praticai generosamente a hospitalidade. Bendizei aqueles que vos perseguem.”
Reflexão:
Diz-nos o Padre Gailhac: “É preciso um amor forte, valente, que se apodere de todas as potências da alma, que fortaleça a vontade. A vontade fortalecida põe mãos à obra.” (GS/2/VII/77/A. Vol. I, p. 317.)
Silêncio
Oremos:
Deus Pai, fazei-me instrumento de amor;
Onde houver ofensa, que eu leve perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve união;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve alegria;
Onde faltar fé que eu a reponha.
Pois assim serei digno de caminhar a Teu lado.
Pai Nosso
