Boletim das RSCM na ONU | 117

on

A Edição 117 do Boletim das RSCM nas Nações destaca a reunião de 2021 da Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social (CSocD5), realizada de 8 a 17 de fevereiro. Embora o tema tenha sido escolhido em fevereiro de 2020, não poderia ter sido mais relevante, dado o contexto atual da pandemia global da COVID.  
Todas as sessões, exceto a de abertura e encerramento, foram realizadas virtualmente.
O roteiro de cooperação digital lançado pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, em 2020 apelou à ação para CONECTAR, RESPEITAR e PROTEGER todas as pessoas na era digital e destacou o objetivo da conetividade universal até 2030, altura em que todos deverão ter acesso seguro e acessível à Internet.

Servindo através da Divisão Digital

A 15 de fevereiro, a Justice Coalition of Religious – o grupo de ONGs religiosas na ONU – organizou um evento paralelo virtual durante a CSocD59. O evento destacou o papel dos religiosos a nível mundial em colmatar a lacuna tecnológica e em responder à necessidade de inclusão digital em áreas remotas e sub-serviços. Através de apresentações virtuais e pequenos vídeos, foi explorado o ministério das mulheres religiosas na Nigéria, Zâmbia, Colômbia, Equador e Filipinas, destacando o impacto positivo da tecnologia digital e os desafios a ela associados.

“A América está de volta …”

A 19 de fevereiro, os EUA voltaram oficialmente a aderir ao Acordo Climático de Paris. A Associação das Nações Unidas dos EUA celebrou o evento como parte da sua Cimeira de Envolvimento Global. O Secretário-Geral, António Guterres, salientou a urgência do momento atual, observando que os EUA têm um papel decisivo a desempenhar na abordagem da crise climática durante este ano crucial. Destacou três aspetos importantes: a necessidade de uma coligação verdadeiramente global para atingir emissões líquidas zero até 2050; a importância de os principais emissores reforçarem os seus compromissos concretos e a necessidade de construir economias verdes que sejam mais equitativas e sustentáveis quando “melhor construídas” a partir da COVID.

Relatório global sobre o tráfico de pessoas

O Relatório Global 2020 sobre o Tráfico de Pessoasfoi lançado a 2 de fevereiro – o último relatório bienal de uma série mandatada pela Assembleia Geral da ONU através do Plano de Ação Global da ONU contra o Tráfico de Pessoas, de 2010. Fornece uma visão geral dos padrões e fluxos de tráfico a nível global, regional e nacional, com base em casos reais detetados por 148 estados membros. Quatro capítulos temáticos exploram o recrutamento e exploração de vítimas, padrões de tráfico de crianças, tráfico para trabalho forçado e padrões emergentes na utilização da tecnologia da Internet por parte dos traficantes.

Notícias das RSCM

. A defesa constitui uma parte importante do envolvimento colaborativo de ONGs na ONU, apesar de “se tornar virtual” durante a pandemia. Nos últimos meses, a Irmã Veronica tem representado a ONG RSCM em pequenos grupos que fazem “visitas” virtuais a embaixadas de Estados membros da ONU, reunindo-se com pessoal sénior das Missões Permanentes da Colômbia, França, Santa Sé e Portugal. Levantaram-se algumas preocupações específicas, tais como os impactos negativos da exploração mineira nas comunidades indígenas da Amazónia no tempo da COVID e as áreas de colaboração identificadas. Congratulamo-nos com o facto de Portugal ter um forte enfoque na juventude e de o país ter aceite servir como Vice-Presidente da Mesa da Comissão para o Desenvolvimento Social em 2021/22.

. A ONG RSCM pôde também apresentar conjuntamente duas declarações escritas e uma declaração oral durante a Comissão para o Desenvolvimento Social, salientando barreiras particulares ligadas à exclusão digital e fazendo recomendações para abordar esta questão.

. A comunidade RSCM em St. Joseph’s Secondary School, Chivuna, Zâmbia, organizou uma pequena gravação vídeo abordando os problemas enfrentados na área rural em termos de acesso digital e acessibilidade económica.

. No dia 27 de fevereiro, a Irmã Veronica fez uma apresentação no Dia da Área da América de Oeste sobre o tema Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, através da lente do Capítulo Geral RSCM 2019: revelando a ternura de Deus, respondendo aos gritos da Terra e dos que estão nas margens.