
A Edição 121 do Boletim das RSCM nas Nações Unidas destaca o Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, data do lançamento da Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas sob o tema: “Reimaginar, recriar, restaurar”: Ações urgentes para o ambiente mundial e a restauração dos ecossistemas”. A iniciativa global foi solicitada por uma resolução da Assembleia Geral da ONU em 2019 como parte de um esforço para ajudar na recuperação de ecossistemas que foram degradados ou destruídos, bem como na conservação dos ecossistemas que ainda estão intactos.
Nomeação do Secretário-Geral da ONU
A 18 de junho, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, foi reconduzido para um segundo mandato de cinco anos, por aclamação de 193 membros da Assembleia Geral. No seu discurso, após ter prestado juramento de posse, o Secretário-Geral disse: “Estamos verdadeiramente numa encruzilhada, com escolhas consequentes perante nós. Os paradigmas estão a mudar. As antigas ortodoxias estão a ser invertidas…. A pandemia revelou a nossa vulnerabilidade partilhada, a nossa interligação e a necessidade absoluta de ação coletiva. É minha intenção servir com humildade. Darei tudo de mim para assegurar o florescimento da confiança entre e entre nações, grandes e pequenas, para construir pontes e para me empenhar incessantemente na construção da confiança. Procurarei também inspirar a esperança de que podemos dar a volta às coisas, de que o impossível pode ser possível”.
Trabalho Infantil
A comemoração do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12 de junho) assumiu um significado extra este ano, pois 2021 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. Em agosto de 2020, a Convenção n.º 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre as Piores Formas de Trabalho Infantil, tornou-se a primeira norma internacional de trabalho a alcançar a ratificação universal por todos os 187 Estados membros da OIT.
Eliminar a Violência e o Assédio no mundo do trabalho
A 25 de junho, o primeiro tratado internacional sobre violência e assédio no mundo do trabalho – conhecido como Convenção 190 (C190) da OIT – entrou em vigor. O Comité de ONG para pôr fim ao tráfico de pessoas, juntamente com três outros comités, em que a ONG RSCM é um participante ativo, está a estabelecer uma parceria com a OIT para reforçar o apelo aos estados membros com a finalidade de ratificarem e implementarem a Convenção.
Geração Igualdade
O Fórum para a Igualdade de Geração teve lugar em Paris, de 30 de junho a 2 de julho, e envolveu quase 50.000 pessoas num formato principalmente virtual, para gerar ações para o rápido avanço da justiça de género. Vinte e seis anos após a histórica Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher, de 1995, e a adoção da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, o Fórum foi concebido para avaliar os progressos realizados no sentido da igualdade entre os sexos, com incidência na aceleração de novas ações.
NOTÍCIAS DAS RSCM
*Durante o mês de junho, a ONG RSCM trabalhou de perto com outros representantes de ONGs na ONU para organizar dois eventos paralelos virtuais ligados à eliminação do trabalho infantil. Um foi organizado pela ONG Mining Group e centrou-se na questão do trabalho infantil nas minas de Coltan, na República Democrática do Congo. O outro foi organizado conjuntamente pelo Comité de ONG para acabar com o tráfico de pessoas e pelo Comité de ONG sobre Migração e abordou a questão “Melhorar os Resultados para Crianças Migrantes em Risco de Tráfico”.
*O Modelo das Nações Unidas continua a ser um elemento importante e enriquecedor em muitas escolas da Rede Global de Escolas RSCM. Nos dias 15 e 16 de junho, realizaram-se Conferências nas 3 escolas das RSCM em Portugal: Lisboa, Porto e Fátima. A Irmã Veronica Brand foi convidada a contribuir com um pequeno vídeo, na parte da sessão de abertura em Lisboa, falando sobre o papel da ONG das RSCM na ONU. A Conferência do SAGRADO MUN em Lisboa centrou-se nas consequências pós-pandémicas e nos problemas relacionados com os refugiados. Em Fátima, teve lugara 1.ª edição do SAGRADO MUN com base nas temáticas dos direitos humanos e do ambiente.