
A Edição 123 do Boletim das RSCM nas Nações Unidas destaca a 76.ª Assembleia Geral da ONU que decorreuno final de setembro, numa época assolada pela devastação da COVID-19, a crise climática acelerada, o aumento da desigualdade e o desenrolar dos desastres humanitários. A urgência do momento refletiu-se no tema: Construir resiliência através da esperança de se recuperar da COVID-19, reconstruir de forma sustentável, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas.
A Nossa Agenda Comum
Em momento algum desde a Segunda Guerra Mundial a humanidade enfrentou provações como a COVID-19 e a crise climática. “Estamos num momento crucial. As escolhas que fazemos agora podem colocar-nos no caminho do colapso e de um futuro de crise perpétua; ou de um avanço para um mundo mais verde e seguro”. Estas palavras fizeram parte da introdução ao relatório de referência lançado pelo Secretário Geral da ONU em 10 de setembro – A Nossa Agenda Comum. O relatório oferece uma visão para o futuro, expressa num momento de grande adversidade, mas fundamentada na solidariedade e causa comum e invocando uma forma mais representativa de tomada de decisão global com maior envolvimento da juventude.
UN Food Systems Summit
A primeira Cimeira de Sistemas Alimentares da ONU, realizada em modo híbrido durante a Assembleia Geral de 23 e 24 de setembro, foi convocada pelo Secretário Geral, em colaboração com as suas agências alimentares com sede em Roma, e forneceu uma plataforma virtual para 150 vozes diferentes: Chefes de Estado, Agências da ONU e CEOs corporativos, mulheres agricultoras que trabalham em cooperativas e jovens indígenas. Nas suas palavras iniciais na Cimeira, a Enviada Especial da ONU para a Cimeira de Sistemas Alimentares, Dra. Agnes Kalibata, do Ruanda, observou que, “apesar de pensarmos que os nossos sistemas alimentares foram projetados para nos fornecer alimentos, pelo contrário, fomos confrontados com obesidade, fome, desnutrição e perda de biodiversidade”.
Assembleia Global de mulheres para Justiça Climática
Foi um encontro virtual de mulheres realizado de 25 a 30 de setembro, organizado pela WECAN, a Rede de Ação Climática e Terra das Mulheres. Reuniu mais de 1.000 mulheres de todo o mundo, que participaram em 20 painéis diferentes, dando voz a 100 líderes de ações climáticas de 40 países diferentes. As sessões destacaram as soluções de base das linhas de frente e a Proteção e Defesa dos Direitos Humanos e da Natureza.
Armas Nucleares – Trabalho da ONU em prol da paz e da segurança
Abordar a ameaça das armas nucleares tem sido fundamental para o trabalho das Nações Unidas desde a sua criação, disse o Secretário Geral da ONU, António Guterres, na sua declaração para o Dia Internacional da Eliminação das Armas Nucleares, 26 de setembro. Ele observou que, apesar da redução do número total de armas nucleares no mundo, 14.000 estão espalhadas por todo o mundo, representando o maior nível de risco nuclear das últimas quatro décadas.
NOTÍCIAS DAS RSCM
* Durante os últimos meses, a ONG RSCM apoiou várias iniciativas de colaboração com outras ONGs na ONU, assinando várias cartas e declarações: Declaração de paz Quaker – Dia Internacional da Paz (21 de setembro); Justiça Climática Agora- Um Apelo à Ação para Governos e instituições financeiras; Carta aberta – Conselho de Direitos Humanos; Petição – “Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis”.
* De 28 a 30 de setembro, realizou-se no Brasil o Fórum Social RSCM “JPIC JOVEM”. Estudantes das 5 escolas da Rede Sagrado abordaram o tema desafiador “O dia em que o mundo terminou – reflexões sobre a construção do novo mundo a partir de uma perspetiva jovem”. Nossa voz, inteligência e coração a serviço de?…”. Organizados em grupos de trabalho nas cinco escolas, os alunos abordaram questões desafiadoras que têm impacto na vida da sociedade e o bem comum global. Trabalharam juntos para identificar problemas e propor estratégias e ações que foram apresentadas, numa sessão virtual em Zoom, no encerramento deste evento de três dias.