
A Edição 126 do Boletim das RSCM nas Nações Unidas destaca a Semana dos Objetivos Globais, realizada fora da sede da ONU em Nova Iorque pela primeira vez, de 15 a 22 de janeiro, no coração da Expo 2020 no Dubai. Reuniu parceiros, ativistas e defensores para mobilizar e acelerar a dinâmica sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
Dinâmica galvanizante para a Vacinação Universal
A 25 de fevereiro, o Presidente da Assembleia Geral convocou uma reunião especial híbrida de alto nível para galvanizar a dinâmica global de vacinação universal contra a COVID. As estatísticas citadas pelos oradores que abriram a sessão foram duras e reveladoras. As taxas de vacinação nos países de alto rendimento são 13 vezes superiores às dos países de baixo rendimento, com 83% da população da União Africana a não ter recebido uma única dose. “A injustiça das vacinas é imoral e impraticável”, afirmou. “Temos os instrumentos, os recursos e o know how… A nossa força reside na solidariedade”.
60.ª Comissão para o Desenvolvimento Social
A Comissão de Desenvolvimento Social da ONU (CSocD) realizou a sua sessão anual de 7 a 16 de fevereiro. Com especial responsabilidade pelo pilar social do trabalho da ONU, a Comissão tem um enfoque especial na pobreza e desigualdade, bem como nas necessidades de grupos sociais específicos, incluindo jovens, idosos, famílias e pessoas com deficiência. A Comissão é composta por 46 Estados membros eleitos para um mandato de três anos e liderada por uma Mesa de seis Estados membros, um de cada região geográfica. Este ano, os Representantes Permanentes de Portugal e da Zâmbia foram destacados como membros eleitos da Mesa, representando a Europa e a África, respetivamente.
Uma resposta baseada na fé ao tráfico de pessoas
A exploração da pobreza e da vulnerabilidade está na origem do tráfico de seres humanos. E a pandemia da COVID-19 aumentou a vulnerabilidade pré-existente aos traficantes de muitas mulheres e meninas que vivem na pobreza. Como a Ir. Imelda Poole, IBVM observou, as catástrofes naturais, os sem-abrigo e o confinamento desempenharam um papel na origem de um aumento do tráfico de seres humanos. Com forte testemunho pessoal da Índia, Albânia e Filipinas, a ONG IBVM / Mary Ward apresentou o problema, e ofereceu as lições dos seus programas desenvolvidos durante o tempo da COVID.
Insegurança alimentar: Falam os jovens de grupos de base
Através de pequenos vídeos, o nosso “Grassroots Group” trouxe as vozes dos jovens de um grande campo de refugiados no Quénia, uma comunidade indígena na Indonésia, e um acampamento no nordeste do Brasil para um evento paralelo durante a 60.ª CSocD. Os jovens partilharam a sua experiência de pobreza alimentar, e os seus esforços para combater a fome e o acesso à alimentação no tempo da COVID. Comentários de dois académicos de trabalho social da Eslovénia e do Brasil, e de um funcionário ugandês da ONU do Iraque, salientaram a importância de abordar as questões que se relacionam umas com as outras, tais como terra, água, políticas de extração e alterações climáticas.
Conselho de Segurança: Briefing de saída
A 22 de fevereiro, a World Federation of United Nations Association (WFUNA) acolheu o “briefing de saída” com 4 membros eleitos cessantes do Conselho de Segurança da ONU – Vietname, Estónia, Tunísia, São Vicente e Granadinas – cujo mandato de dois anos (2020/21) foi marcado de forma indelével pela COVID-19. O briefing proporcionou uma informação rápida e perspicaz sobre a sua experiência, enquanto refletiam sobre sucessos e fracassos, respondiam a perguntas dos Estados-Membros e ONGs e ofereciam recomendações para o Conselho de Segurança avançar. Entre os pontos dignos de nota, contava-se o número de reuniões realizadas (839), o facto de a adesão ao Conselho de Segurança exigir uma abordagem “cara a cara”, o que significava que as restrições de COVID tinham de ser modificadas para permitir o facto de um país ser pequeno não constituir um impedimento para ter uma voz forte e credível no Conselho.
NOTÍCIAS DAS RSCM
*A 16 de fevereiro, as ONG foram convidadas pelo Presidente da Terceira Comissão da Assembleia Geral a participar numa sessão de consulta informal realizada no Salão da Assembleia Geral. Isto marcou apenas a segunda vez que as ONG foram autorizadas a entrar nos edifícios da ONU desde o encerramento causado pela COVID, em meados de março de 2020. O evento híbrido centrou-se nas recomendações que cobrem as áreas sociais e humanitárias do trabalho da ONU, e no espaço reduzido para o envolvimento das ONG na ONU, tornado mais difícil pela COVID.
*O Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Fátima, celebra este ano o seu 70.º Aniversário sob o lema “Juntos construímos o NÓS!” – salientando a importância de integrar a diversidade. O forte empenho da escola no apelo do Papa Francisco à ecologia integral, na missão RSCM e na Agenda 2030 da ONU tem sido evidenciado por uma série de atividades nos últimos meses. São reconhecidas como sendo uma Eco-Escola líder que liga ecologia e espiritualidade, promovendo um ambiente holístico e amigo das crianças e mobilizando os jovens em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.