
A Edição 113 do Boletim das RSCM nas Nações Unidas destaca a comemoração do 75.º Aniversário da ONU. A reunião de Alto Nível para comemorar o 75.º Aniversário realizou-se virtualmente, seguida pelo Debate Geral ao longo da semana. Cada Chefe de Estado ou de Governo falou a partir da sua própria capital, através de um discurso pré-gravado que foi introduzido pelo representante permanente do país nas cimeiras temáticas e eventos de alto nível da ONU, em Nova Iorque. As cimeiras temáticas e os eventos de alto nível decorreram de 22 a 30 de setembro. A primeira Declaração a ser negociada virtualmente foi adotada por consenso e assume 12 fortes compromissos.
A ONU a 75: um milhão de vozes
Em janeiro de 2020, a ONU lançou uma consulta global para assinalar o seu 75.º Aniversário. Desde então, mais de 1 milhão de pessoas estiveram diretamente envolvidas, respondendo a inquéritos e participando em diálogos sobre as suas esperanças e receios para o futuro, e as suas prioridades para a cooperação global através das Nações Unidas. No contexto da crise da COVID-19, a prioridade imediata expressa em todas as regiões foi a melhoria do acesso aos serviços básicos: cuidados de saúde, água, saneamento e educação. Foi salientada a necessidade de uma maior solidariedade internacional para enfrentar a pobreza, a desigualdade e o aumento do emprego, com destaque para os locais mais duramente atingidos pela pandemia. As prioridades a médio e longo prazo centraram-se no impacto das alterações climáticas e na nossa incapacidade de controlar a destruição da natureza.
Momento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
A 18 de setembro o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, convocou o primeiro Momento ODS com um pequeno evento de alto nível, transmitido via web e com participação virtual. “Este Momento anual da ODS é uma oportunidade para demonstrar que, como uma família unida de nações, temos o que é preciso para erradicar a pobreza e a fome, enfrentar as alterações climáticas, concretizar a igualdade de género e alcançar todos os 17 objectivos globais”, afirmou António Guterres.
Compromisso dos Líderes pela Natureza
Os líderes mundiais de 76 países, incluindo o Reino Unido, Canadá e toda a União Europeia, comprometeram-se a inverter a perda de biodiversidade até 2030, num “Leaders Pledge for Nature” de 10 pontos, lançado durante a Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque. Pedem que 30% das áreas terrestres e oceânicas do planeta sejam protegidas até 2030, colocando a crise climática no centro dos planos de recuperação económica pós-pandémica.
Cimeira da ONU sobre Biodiversidade.
“A humanidade está a fazer guerra à natureza e precisamos de reconstruir a nossa relação com ela”, disse António Guterres, nas suas observações de abertura na Cimeira da ONU sobre Biodiversidade realizada a 30 de setembro. Observando que a guerra à natureza levou ao aparecimento de doenças mortais como o VIH/SIDA, o Ébola e a COVID-19, salientou o facto de que a perda da Biodiversidade não pode ser vista separadamente como uma questão ambiental. Pelo contrário, abrange a economia, a justiça social e os direitos humanos, resultando frequentemente em tensões e conflitos geopolíticos.
A Grande Muralha Verde
É um movimento de proporções épicas liderado por África e que foi iniciado há 13 anos com o plano de cultivar um ‘muro de árvores’ de 8.000 km que se estende por 11 países,em toda a largura de África, na região do Sahel. O objetivo era restaurar a terra e proporcionar um futuro a milhões de pessoas que vivem onde a desertificação avança mais rapidamente. A Grande Muralha Verde tem como objetivo reunir as pessoas, restaurar as terras degradadas e promover o desenvolvimento sustentável.
NOTÍCIAS DAS RSCM
Tempo de Criação
A colaboração entre a equipa RSCM JPIC e o grupo de comunicação RSCM trouxe um renovado compromisso durante o Tempo da Criação, de 1 de setembro a 4 de outubro. As atividades foram apresentadas nos canais de comunicação social RSCM e as irmãs e colaboradores em todo o mundo deram especial atenção ao apelo do Papa Francisco para celebrar o 5.º aniversário de Laudato Si em conjunto com outros. A Irmã Veronica Brand foi convidada a fazer uma breve apresentação sobre alterações climáticas, ecologia integral e Laudato Si no Dia de Missão da Área Americana de Leste.
És minha irmã
#YouAreMySister é uma campanha lançada para destacar o papel das religiosas em todo o mundo que estão envolvidas em iniciativas para combater a COVID-19. A Irmã Delva Piedade de Oliveira RSCM, do Brasil, foi apresentada no primeiro videoclip realizado. A Irmã Delva faz parte da iniciativa inter-congregacional que abrange a área mais remota da Amazónia e que tem sido fortemente afetada pelo coronavírus.