Boletim das RSCM na ONU | 129

on

A Edição 129 do Boletim das RSCM nas Nações Unidas destaca o Fórum Internacional de Revisão da Migração (IMRF) que teve lugar em Nova Iorque de 17 a 20 de maio.

Passaram quase quatro anos desde que o primeiro acordo da ONU sobre uma abordagem comum para a gestão da migração internacional foi adotado pela Assembleia Geral, após um processo de dois anos de consultas e negociações. Embora o “Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular” (GCM) não seja um acordo juridicamente vinculativo, foi nele incorporado um processo de revisão. Os debates centraram-se nos progressos da implementação das 23 propostas de ação, com vista a identificar as lacunas e os desafios que afetam a implementação, bem como a partilha de boas práticas desenvolvidas no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030. Uma Declaração de Progresso foi acordada por consenso e adotada pela Assembleia Geral da ONU por aclamação.

   CARITAS – Proteger as pessoas e o planeta

O evento lateral híbrido co-organizado pela CARITAS Internacionalis no IMRF centrou-se no tema “A Chamada Transversal para Proteger as Pessoas e o Planeta“. Um painel de oradores salientou a abordagem integrada necessária para abordar a migração e o deslocamento e apelou a um estatuto especial de proteção para aqueles que sofrem o impacto das alterações climáticas. As boas práticas partilhadas pela CARITAS de Papua Nova Guiné e do Zimbabué sublinharam o importante papel do reforço da resiliência da comunidade, com base em sistemas de conhecimento tradicionais, investindo em produtos locais e não na dependência de recursos externos, e reforçando a capacidade dos agricultores familiares.

Semana Laudato Si’

De 22 a 29 de maio foi celebrado o 7.º aniversário de Laudato Si’ com reflexões, orações e apelos à ação sobre o tema “Caminhando Juntos”. Os webinars abordaram subtemas como a perda da biodiversidade, o fortalecimento da eco-comunidade e o investimento consistente na fé, muitos dos quais estão atualmente no centro da resposta inter-religiosa à crise climática.

Fé pela Terra

Para mais de 80% da humanidade, as crenças e valores espirituais são vistos como os principais motores do comportamento individual, bem como do envolvimento social e político. Em 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU)aprovou uma resolução apelando à “promoção do diálogo inter-religioso e intercultural, compreensão e cooperação para a paz”. Desde então, a AGNU tem encorajado a promoção do diálogo inter-religioso, com vista à construção de tolerância e compreensão mútuas. O importante papel desempenhado pelas organizações religiosas no trabalho com pessoas a nível local na erradicação da pobreza, na melhoria da saúde das pessoas e na proteção do ambiente tem sido cada vez mais reconhecido pela ONU.

NOTÍCIAS DAS RSCM

* Nos últimos 7 anos, a UISG tem patrocinado um projeto para responder às necessidades dos migrantes, com a criação de duas comunidades intercongregacionais na Sicília. Inicialmente, o foco esteve nas necessidades de emergência dos migrantes, acolhendo-os e acompanhando-os à medida que chegavam às costas sicilianas e ajudando a construir pontes de entendimento com a população local. À medida que o projeto evoluiu, a missão evoluiu também para a necessidade de uma missão de advocacia e integração. No início de maio, a Irmã Ines Gizzarelli juntou-se à comunidade de Lampedusa.

* Em maio de 2022, a turma de Atmospheric Science de Marymount School New York publicou os resultados do inquérito global de 2022 que tinham realizado sobre as Perspetivas da Juventude sobre Alterações Climáticas. Na sequência de um inquérito anterior realizado pela escola, há cinco anos atrás, procuraram analisar que fatores influenciam a perspetiva de um adolescente sobre a questão crucial das alterações climáticas e em que medida as opiniões tinham mudado. Comparando os seus resultados com as respostas recebidas anteriormente, encontraram um pequeno aumento na percentagem de adolescentes que atribuíram as mudanças à atividade humana.

*Os alunos do 8.º e 9.º anos do Colégio do Sagrado Coração de Maria, Fátima, participaram na Assembleia Jovem de Ourém no dia 24 de maio, exercendo a sua cidadania ativa na Assembleia Municipal. Com o tema “H2O – gasta menos, poupa mais!“, o projeto foi votado como a melhor proposta. Neste projeto foram incorporadas ideias e propostas construtivas, incluindo a instalação de torneiras e chuveiros touchless em edifícios públicos e a melhoria da qualidade e utilização eficiente de fontes e lagos com uma melhor e mais eficaz integração na paisagem circundante. Regozijando-se com o prémio e comentando o seu significado, a professora Eliana observou que “é também um símbolo da consciência cívica e global que incutimos nos nossos alunos”.