
A Edição 132 do Boletim das RSCM nas Nações Unidas destaca a abertura da 77.ª Sessão da Assembleia Geral da ONU e os dez dias para o Debate Geral Anual de Alto Nível, onde os Chefes de Estado e Governo se reuniram em setembro. Este ano, a reunião teve lugar num contexto sombrio de três crises globais complexas e interligadas que atualmente desafiam as formas tradicionais de diplomacia e apelam a novas formas de resposta multilateral: Conflito, Alterações Climáticas e COVID-19. Ao mesmo tempo, a Semana do Clima em Nova Iorque salientou a urgência da resposta à crise climática através de muitos painéis, atividades e eventos. Destacam-se algumas das sessões:
Prevenir a Fome e Combater a Insegurança Alimentar
Liderando a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), a Rede Global contra as Crises Alimentares e a Task Force de Alto Nível para a Prevenção da Fome realizaram uma discussão em torno do tema da fome e da insegurança alimentar. O mundo caminha para uma crise alimentar significativa como resultado dos “Três Cs”: Conflito, alterações Climáticas e COVID-19.
Soluções juvenis para sistemas alimentares sustentáveis
Um dos eventos da Semana Climática foi a Cimeira de Tzu Chi Holistic Climate Solutions, com vários painéis, workshops e discussões em torno do clima, através de uma lente de colaboração e otimismo. No painel sobre Soluções dos Jovens para Sistemas Alimentares Sustentáveis discutiu-se a desigualdade encontrada nos sistemas alimentares globais e a existência de muitos grupos de jovens que já encontram soluções para esta questão.
Cimeira da Transformação da Educação
O Secretário-Geral da ONU convocou uma cimeira de 3 dias sobre a Transformação da Educação, na sequência do que identificou como a maior perturbação registada na educação, desencadeada pela pandemia COVID-19. Com mais de 90% das crianças afetadas e 244 milhões de crianças ainda fora da escola, o impacto da pandemia no acesso, inclusão, relevância e qualidade da educação para milhões de jovens em todo o mundo levou a implicações profundas para as gerações atuais e futuras.
Combustíveis Fósseis
Os combustíveis fósseis são uma das principais causas das alterações climáticas induzidas pelo homem, sendo responsáveis por mais de 75% das emissões globais de gases com efeito de estufa. Houve várias sessões que se fixaram em torno dos combustíveis fósseis. Num relatório recente, a UN Environment destacou o fosso entre as emissões previstas para 2030, se as tendências atuais se mantiverem, e onde precisam de estar se quisermos manter-nos dentro do aumento de temperatura de 1,50 C do Acordo de Paris.
O Caminho para a Eliminação do Cancro do Colo do Útero
Em setembro, o Business Council for International Understanding (BCIU) organizou um evento que destacou a importância da cooperação e da defesa da vacinação das raparigas nos países em desenvolvimento contra o cancro do colo do útero, através da vacina contra o papilomavírus humano (HPV). Durante a pandemia, a taxa mundial de vacinação contra o HPVcaiu para 13% e os rastreios do cancro do colo do útero caíram para 50% devido à falta de acesso aos médicos.
NOTÍCIAS DAS RSCM
* No início de setembro, Emma Schaefer iniciou um estágio de três meses com a ONG RSCM. Emma frequenta o Marymount Manhattan College, e está a especializar-se em Política, Direitos Humanos e Estudos Internacionais.
* Setembro marcou o Tempo da Criação, e as RSCM celebraram-no de várias formas em todo o mundo com especial atenção ao tema deste ano “Ouvir o Grito da Terra”. Eventos ecuménicos e inter-religiosos formaram uma parte importante do programa da Semana do Clima em Nova Iorque.
* No Dia de Missão da Área da América de Leste, a Irmã Veronica Brand fez uma apresentação sobre “Alterações Climáticas e os seus impactos: A advocacia global e a nossa resposta”. As Irmãs foram convidadas a explorar a resposta RSCM no contexto do apelo do Papa Francisco em Laudato Si’.