Boletim das RSCM na ONU | 134

on

A Edição 134 do Boletim das RSCM nas Nações Unidas destaca a Conferência COP27 sobre o Clima, realizada de 6 a 20 de novembro em Sharm El Sheik, Egito. As palavras de abertura do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, sublinham a mensagem de que as alterações climáticas não são apenas uma crise, mas uma questão de responsabilidade moral e de urgência: “As emissões de gases com efeito de estufa continuam a aumentar. As temperaturas globais continuam a aumentar. E o nosso planeta aproxima-se rapidamente de pontos de rutura que tornarão o caos climático irreversível. Estamos numa autoestrada para o inferno climático com o nosso pé ainda no acelerador”.

COP 27 – Financiamento de PERDAS E DANOS

Pela primeira vez em quase 30 anos, o ponto “Perda e danos” foi incluído na agenda formal para discussão numa reunião das partes da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. O termo refere-se às consequências catastróficas de eventos climáticos extremos, bem como aos impactos mais lentos a longo prazo das alterações climáticas, como a seca e a subida do nível do mar. No final da Conferência COP27, foi estabelecido um fundo dedicado a “Perda e Danos” para ajudar os países vulneráveis ao clima, tais como os pequenos estados insulares e os estados africanos menos desenvolvidos que já estão a sofrer as consequências da crise climática.

Mulheres lideram os esforços de reflorestação na República Democrática do Congo

A floresta tropical de Itombwe, na República Democrática do Congo (RDC) é uma das maiores e mais importantes florestas do mundo, ficando atrás apenas da Amazónia em termos de tamanho. As indústrias extrativas causaram a desflorestação na Bacia do Congo. As mulheres da região decidiram tomar a iniciativa e reflorestar a Bacia. A ativista climática congolesa Neema Namadamu falou durante um painel de mulheres indígenas ativistas do clima na COP27 sobre o seu grupo de mais de 500 mulheres “guardiãs da floresta” que plantam árvores e legumes para reflorestar a Bacia e criar capacidade para a comunidade como um todo.

Clima, Paz e Segurança

Em novembro, o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) realizou uma reunião aberta “Arria-Formula” co-patrocinada pelos governos da Noruega e do Quénia relativamente às alterações climáticas e preocupações de segurança. O orador principal, Miroslav Jenča, Secretário-Geral Adjunto para a Europa, Ásia Central e Américas, do Departamento de Assuntos Políticos e de Construção da Paz, relatou estatísticas cada vez mais preocupantes. Até 2050, estima-se que 3,4 mil milhões de pessoas residirão em países que enfrentam ameaças ecológicas catastróficas, mais de mil milhões de pessoas serão deslocadas pelas alterações climáticas, e mais de 4 mil milhões de pessoas viverão em regiões com escassez de água.

Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano

As Nações Unidas celebraram o Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestiniano a 29 de novembro. 2022 marca o 75.º ano das disputas territoriais em curso entre a Palestina e Israel, bem como o 15.º ano do bloqueio israelita da Faixa de Gaza que limita o acesso dos palestinianos aos serviços de eletricidade, água e saneamento. Além disso, este ano está em vias de ser o ano mais mortífero dentro da Palestina desde que o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU(OCHA) começou a documentar as mortes em 2005.

Reforço das Proteções para os Trabalhadores Migrantes

Os governos das Filipinas, Bangladesh, e Sri Lanka co-organizaram um fórum recente na ONU sobre o tema do roubo de salários contra trabalhadores migrantes durante a pandemia da COVID-19. O roubo de salários é uma grande preocupação para os trabalhadores migrantes e pode assumir muitas formas. Métodos diferentes incluem, entre outros, a libertação indevida de salários, “pagamento de salários abaixo do salário mínimo, não pagamento de horas extraordinárias, não pagamento de benefícios contratualmente devidos, a redução não negociada de salários, bem como a retenção de quotas aquando da rescisão do contrato”.

NOTÍCIAS DAS RSCM

* Em novembro, o Conselho Geral Ampliado das RSCM reuniu-se durante 10 dias em Cormaria, Sag Harbor. A representante da ONG, Irmã Veronica Brand, juntamente com a Coordenadora Internacional da JPIC, Irmã Virginia Dorgan, apresentou relatórios sobre as medidas tomadas para implementar a prioridade da ONG JPIC acordada no Capítulo Geral de 2019.

* Em outubro, o Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica aprovou o pedido apresentado pelas Religiosas do Sagrado Coração de Maria para acreditação como organização observadora. Isto abriu a possibilidade de participar na Conferência das Partes (COP15) que se realizou em Montreal em dezembro.

* Durante o mês de novembro, foi lançada uma iniciativa conjunta pela UISG, JCoR (a coligação de Justiça dos Religiosos/as)e os religiosos que participaram na COP27 da Conferência sobre o Clima. Webinars e recursos de oração foram partilhados em diferentes línguas como forma de ajudar as pessoas a fazer uma peregrinação virtual: “Shoeless on Mount Sinai“.